O Perfeito Equilíbrio do 20 de Março

Quando eu tava pesquisando quais jogos utilizar pra celebração do Equinócio de Março desse ano eu acabei esbarrando na maior coincidência possível pro meu trabalho mágico aqui no Blog.

No dia 20 de Março à 00:49 o Sol estará perfeitamente alinhado com a linha do Equador, criando o que nós chamamos de equinócio! Aquele momento do ano em que o dia e a noite têm o mesmo tempo de duração.

Para as culturas de climas temperados, essa data marca o início das estações médias: Outono no hemisfério Sul e Primavera no hemisfério Norte. E vendo a relevância da duração do dia e da noite para essas datas, muitos povos também acreditavam que se tratava de uma época de equilíbrio entre as forças “da luz e da escuridão”.

Na Wicca nós incorporamos isso numa festividade – as vezes chamada de Mabon – que gira ao redor de gratidão e equilíbrio.

Na nossa mitologia, Lughnasadh foi a primeira colheita do ano, sendo marcada principalmente de grãos e cereais. E agora no Equinócio de Março nós celebramos a segunda colheita, marcada com frutas, ovos e leite.

Assim como no dia de ação de graças dos Estados Unidos, nós reunimos nossas famílias pra comemorar as coisas boas que a vida nos deu. Terra pra plantar, comida pra comer, roupas pra vestir. E também fazemos o máximo para dividir as nossas bênçãos com as pessoas que mais precisam: Por exemplo, conseguindo cobertores e roupas quentes pra pessoas em situação de rua. Por que, pode estar quente ainda, mas o inverno TEORICAMENTE está chegando, e a gente sempre pode se preparar.

Durante todas as três colheitas, o Deus sacrifica uma parte de si para trazer saúde ao seu reino. Portanto, nesse Sabbath nós vemos a Deusa tendo seu último jantar com o Deus até o seu sacrifício final.

Esse é um ritual muito mais íntimo do que o Lughnasadh. Mais aconchegante e próximo por saber que talvez essa seja a sua última chance de estar com as pessoas que você ama.

Mas estamos em meio a uma pandemia bastante crítica. A melhor forma da gente lidar com ela é através do afastamento social, então a gente não pode realmente ficar perto das pessoas que a gente ama esse ano.

Felizmente existem jogos online e formas de passar um tempo gostoso com pessoas que a gente gosta através da internet.

Como simbolização da trajetória do Deus desse mundo terreno cheio de bênçãos e colheitas abundantes para um mundo de escuridão e mistério da morte e do inverno, eu não poderia escolher uma dupla de jogos melhor do que Animal Crossing: New Horizons e Doom Eternal.

Okay, eu não joguei Animal Crossing – nunca tive videogame da Nintendo. Mas minhas amigas dizem que tem tudo a ver com colheita e com experiências aconchegantes com pessoas que você ama, visitando suas casas e vilarejos virtuais pra trocar plantas e insetos.

Depois, durante a noite, você pode experimentar parte da jornada que o Deus estará fazendo a partir de hoje, indo para o inferno lutar contra demônios malvados em Doom Eternal.

A combinação desses jogos tão diferentes são a manifestação perfeita desse Sabbath. Mas a situação econômica do nosso país só vai ficando cada dia pior e provavelmente nenhuma de nós vai ter recursos pra jogar esses jogos na data de lançamento.

Bom, não custa nada sonhar, e a gente tem como fazer a nossa celebração com a nossa própria combinação inusitada de jogos.

Stardew Valley e Dark Souls?

Harvest Moon e Bloodborne?

Dragon Quest Builders e Left 4 Dead?

O que não falta é opção! Abençoado equinócio pra vocês.




Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.